Arraia Marinha – Como cortar, limpar e preparar sua carne

Como tenho privilegio de morar em Recife, antes que a cidade se transforme numa metrópole irreversível, tenho o hábito de pescar todos os finais de semana.
Pesco desde os seis anos de idade, apreendi no litoral paulista, com meu avo paterno e meu pai.
Tenho como hábito a pesca com anzóis, porém, utilizo os grandes e apenas retiro do mar peixes que alimentam minha família e de amigos.
Devo dizer que levo mais para o mar do que ele me entrega.
Mas a coisa deve funcionar assim, vou pescar com iscas variadas e orgânicas que irão contribuir com a alimentação de vários organismos marinhos.
Isso quer dizer que o oceano me retribui.
No início da semana santa levei meus dois filhos menores e mais três amigos para pescar.  As idades variavam de 11 a 13 anos, quatro meninos e uma menina.
Aventura total, mas faltava algo, cadê os peixes.
Chegamos em nosso point às 23 horas do sábado, passamos a noite pescando e fomos agraciados no final da empreitada com duas arraias, uma de aproximadamente 5 Kg e outra de 10 Kg.
Com tanta proteína animal de qualidade, alimentamos quatro famílias.
Chegamos ao ponto crucial, como limpar, tratar e saborear os presentes que recebemos do mar.

Como Cortar e Preparar a Carne das Asas
Nas arraias que pescamos, troxemos para casa as asas. Um amigo pescador ficou com as outras partes, não desprezamos nada.
O primeiro passo é retirar da pele da arraia o muco, que alguns chamam manteiga.
Retirei esfregando laranja e em seguida colocando as asas em água corrente.
Retirei a pele da arraia com uma faca bem afiada, separei a carne do couro, a arraia não é um peixe de escamas.
Carne separada, temperei os filés com laranja, sal e folhas de louro.
Levei a carne para um caldeirão grande e acrescentei cebolas, deixar em fogo brando, a carne ficou o tempo necessário para ficar cozida.
Retirei a carne cozida e reservei.
Desfiei os filés, retirando a cartilagem, a carne branca servirá para inúmeras preparações.

Novas fotos em 06-01-2014

Assista vídeo no link abaixo:

Coluna Web Gourmet - Portal NE10

Aprenda a preparar uma moqueca de arraia

Publicado em 13/01/2014, às 15h33 | Atualizado em 19/07/2014, às 07h15

Fotos - Eduardo Gazal

1. legal sua dica, aqui na praia grande, na ilha de São Francisco do Sul tem muitas arraias, motivo pelo qual pouco se pesca ali, pois muitas são grandes... vou esperimentar.

Milton Gontarski

2. ola, ótima dica, peguei uma arraia ontem no mar aqui em santa catarina, de 12kg muito grande éla, mais sei que tem arraia que pesa 200kg, então vou seguir as suas dicas, obrigado

1. Legal, então foi uma bela pescaria!
      Fico contente em poder contribuir, obrigado por visitar meu site.
      Abs.

2. Bom dia! E vdd que a arraiá e perigoso comer?
      Meu pai me deu filé de arraiá e estou com medo de comer e dar aos meus filhos.
      Obrigada

3. gostei da receita mas se aproveitam todas as partes da arraia

1. Desculpe a demora para responder.
      Retiro do mar arraias grandes, aproveito apenas as asas.
      As outras partes são doadas para outros pescadores.
      Sempre aparece alguém solicitando o rabo e o restante para fazer caldinhos.

4. Qndo arraia vem com o cheiro forte como faco para limpa? Só com limão e agua corrente? Acho q comprei a arraia mijona.

1. Laís

No meu caso, as arraias foram pescadas e manipuladas logo após a captura.
      Utilizei o ambiente que estava para cortar a asas da arraia, logo em seguida lavei com bastante água do mar.
      O restante do peixe ficou com outros pescadores.
      Quando cheguei em casa, para retirar o resíduo de muco que envolve o peixe, lavei com água corrente, esfregando o couro com uma laranja.
      Inventei o processo na hora e utilizei a laranja porque queria um elemento ácido.

2. Muito interessante!!!
      Preciso arriscar, nunca comi arraia!!!!

5. Tentei comer e o cheiro de amônia era insuportável, joguei fora fiquei com medo de ser algum produto pra conservar.

1. Qdo existe o cheiro de amônia é sinal que o pescado já está em fase de decomposição, não é aconselhável consumir.

2. Consegui um peixe com uma irmã da igreja que falou com estava com cheiro forte e não conseguiu comer e percebi que o cheiro era de amônia lavei na água morna com laranja após lavei com água corrente e continuou com o cheiro pesquisei na Internet temperei com alho e sal e caldo de limão e deixei na geladeira de um dia por outro será que dar para comer ou jogo fora olha que estou amamentando

6. Muito legal sua dica Eduardo.Sou de SP mas moro em Olinda.Estava as voltas,procurando uma receita de Arraia (comí uma única vez há anos,qdo cheguei em Recife e gostei muito).Pesquei muito lambsrí,bagres e tilápias nos rios.Mas no mar ,nunca.O mais legal da receita é essa consciência ambiental.
    Obrida mesmo!

7. Valeu pela a dica. Meu pai pediu para pesquisar para ele como se limpa arraia.

8. AFF.este cheiro de xixi é terrível.eka

1. meu tio que é pescador disse que existem tipos de arraia que tem esse cheiro, outras não...
      e sim...arraia é muito bom de se comer, principalmente numa muqueca

2. Tem raia se chama minjona ai tem e cheiro forte mais tem outra que não tem fritando ela e uma delícia depois jogar um limão

9. Peguei uma arraia ontem de 9kg aqui na praia de CAMBURI em Vitória es.
    só não sei limpar, vou seguir as suas dicas.

10. Ganhei uma cabeça de arraiá , não sei fazer , como se preparar um a cabeça de arraiá , preciso de resposta fazer um favor , obrigada.

11. Olá eu preparo arraiá no coco fica uma delícia , primeiro passo se for a que tem cheiro de xixi tirar o couro e lavar bem passar limão ou espremer por cima coloca sal da uma fervura de leve após isso , geralmente só tem uma que tem esse cheiro forte de xixi é arraiá mijona as outras não tem esse oudor,se vamos lá às outras é só lavar bem e depois espremer 2 limão já coloca o sal após já coloca o óleo pra esquentar na figideira da uma leve fitadada pra doura ou na creia em Calvão depois que assar , agora vc vai ensopa no coco, pega um coco ralado bater no liquidificador com 1 lintro de Aqua e coar colocar 3 tomando cortado em fatias ou picado sem sementes duas batatinha em rodelas cheiro verde ou cueto a gosto cebolinha e uma cebola média em rodelas finas um deite de alho eu gosto de colocar uma meia cenoura em fatias finas duas pimenta de cheiro pra quem gosta deixa no fogo por 40 minutos e recomendo um pirão com arroz branco e Boa apetite 🍽️🍷

12. Minha tia preparou uma arraia sem tirar o couro, a carne ficou escura e com um gosto muito estranho. Comi um pouco pra não fazer desfeita, mas estava muito estranha mesmo. Faz mal?