Conheça e faça download da publicação Alimentos Regionais Brasileiros

Uma das propostas do nosso site é compartilhar documentos de relevância aos estudos da gastronomia no Brasil. Sendo assim, temos o prazer em publicar uma versão do livro “Alimentos Regionais Brasileiros”.
Produzido pelo Ministério da Saúde e lançado em primeira edição em 2002, a obra literária apresenta uma imensa variedade de frutas, hortaliças, tubérculos e leguminosas brasileiras, além de apoiar a educação alimentar e nutricional, fomentando uma dieta saudável.




Após uma década foi lançada a segunda edição da publicação, que começou a ser revisada a partir de 2007, recebendo atualizações e parcerias para a sua produção. Destaque para a participação da Embrapa em conjunto com instituições de ensino, pesquisadores e profissionais de saúde.
O livro estimula o desenvolvimento e a troca de habilidades culinárias, resgata e valoriza o ato de cozinhar e apreciar nossa gastronomia.
Além de apresentar os alimentos por regiões geográficas do Brasil, as receitas culinárias e dicas de como cozinhar aparecem em grande quantidade. 





As receitas são apresentadas com foto, medidas de ingredientes e método de preparo


O resgate, o reconhecimento e a incorporação desses alimentos representam importante iniciativa na melhoria do padrão alimentar e nutricional da população, contribuindo para a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável.



É um documento que contribui com a segurança alimentar e nutricional da população brasileira e deve ser utilizado por profissionais de saúde, educação, assistência social, entre outros.

Compartilhamento
É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte.
A coleção institucional do Ministério da Saúde pode ser acessada no link abaixo, que disponibilizamos para acesso direto à publicação.
Alimentos Regionais Brasileiros pdf


Fonte: Ministério da Saúde (2012)
Fotos/Artes: Eduardo Gazal (a partir do material original da segunda edição).
Publicado em 05/11/2019 no site Compartilho Gastrô.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arraia Marinha – Como cortar, limpar e preparar sua carne

Filé de Peixe - Cavala Perna de Moça - Vídeo e Receita

Culinária do Ceará e Piauí - Receitas e Vídeo