Recife Love Burger – Confira a premiação do festival

Hambúrgueres diferenciados e cervejas especiais, combinação gastronômica que desde 2017 ganhou muito espaço no gosto da população da Região Metropolitana do Recife, foram a mistura perfeita para possibilitar a realização do Festival Recife Love Burger.



Sertanejo de Luxo, blend de bode e queijo coalho crocante – Foto: Divulgação


A proposta “Burger & Beer”, inclusive, possibilitou a abertura de vários estabelecimentos dedicados à devoção aos discos de carne.
A partir deste conceito, Beto Santos criou, para este fim de ano, o Recife Love Burger, que na realidade é a continuação de outro festival de “burguers” onde o produtor atuava.
Conversando com Beto Santos descobri que no segmento de alimentação fora do lar os hambúrgueres se mantiveram em alta nos últimos anos. O festival foi uma excelente oportunidade para as casas especializadas aumentarem sua visibilidade, atraindo novos apaixonados pelo sanduíche e seus acompanhamentos.



Burger do Quintal, blend secreto de Angus 180g – Foto: Divulgação


Nossas publicações através da Coluna Web Gourmet e do site Compartilho Gastrô descreverão os momentos do festival e sua premiação, com relatos dos participantes e dos produtores do evento.
Foram 22 dias de festival com 29 casas participantes criando uma receita exclusiva para o evento.

A cervejaria Duvália abrigou a festa de premiação do Recife Love Burger e foi a cerveja oficial do festival.
Acompanhe no webvídeo abaixo alguns momentos da festa, animada pelo som das bandas @umminutoprameianoite e @rockzerobala. Veja também depoimentos de Beto Santos e Mário Acioli, da Duvália.


Confira as opiniões dos participantes do evento
Conversei com alguns participantes do festival e obtive respostas bem variadas, mas todos os depoimentos confirmam o sucesso do festival. Confiram:

Na opinião de Tony Sousa, da CIA do Chopp, a presença do seu estabelecimento no festival foi muito produtiva.


Burger Love, da CIA do Chopp, assado na parrilla – Foto: Eduardo Gazal

Tony comenta: “A CIA do Chopp participa deste evento desde o formato anterior e nesta edição duplicou o volume de vendas dos hambúrgueres. Outro fato importante foi que clientes mais novos do estabelecimento puderam conhecer o burguers da casa e os antigos frequentadores relembraram o início da CIA”.
Em tempo: a CIA do Chopp vai celebrar em breve trinta e cinco anos de funcionamento.
Outro estabelecimento tradicional e antigo na região metropolitana é o Capitania Forneria e Mar, na orla de Olinda.
Rafael Elihimas, o chef e responsável pelo Capitania, explicou que o seu restô não é especializado em burguers, mas gosta da proposta do festival e, nesta edição bolou uma receita com lagosta, seguindo a pegada de 2018, quando elaborou um hambúrguer de siri.
Raul Menezes da hamburgueria Quintal 122, na Cidade Alta de Olinda, está aproveitando a visibilidade do festival para retornar as operações de seu ponto físico. Atualmente o chef Raul participa de eventos gastronômicos apresentando suas criações gastronômicas.
Raul comentou ainda que o festival pode ser uma porta de entrada para as casas especializadas aumentarem sua áreas de atuação. Basta um pouco mais de integração entre os empresários, um exemplo legal seria uma comunicação em conjunto das casas com a utilização de redes sociais. Fica a dica.
Os jovens empreendedores, Ramon Felipe e Marcus Vinícius, que estão no segmento de venda dos burguers há apenas cinco meses, estavam radiantes com os resultados obtidos durante o festival. Comentaram que sua casa, o Red Heads Brazilian Burger, ganhou com a capitação e fidelização de clientes. Comentaram que com a receita elaborada para o festival, observaram um aumento na procura dos outros burguers do cardápio.


Ramon e Marcus, da Red Heads – Foto: Eduardo Gazal


Conversando com Eduardo Braga, responsável pela Porky’s Original Burger, no Janga, descobri que o binômio gastronômico formado por cervejas especiais e hambúrgueres é uma das marcas registradas do seu empreendimento. Eduardo relatou que as cervejas artesanais são muito solicitadas pelo público feminino para acompanhar suas criações. O festival em sua opinião é uma excelente ferramenta de marketing para seu negócio.

Para finalizar nossas considerações sobre os participante do evento, menciono o empresário Sandro Queiroz, da Artezzano, no bairro da Várzea. Sandro constatou um aumento significativo no número de visitas físicas e uma melhora expressiva nos pedidos para atendimento através do seu delivery.


O Balboa, sanduba da Taverna Burg Beer, entrou na lista dos (10+) – Foto: Eduardo Gazal


Conheça os premiados e as receitas criadas para o festival

A premiação foi feita seguindo resultados fornecidos por uma equipe de jurados juntamente com pessoas que votaram no Instagram. Foram considerados critérios diretos na elaboração dos sandubas, como paladar, textura e montagem do lanche. Itens relacionados ao funcionamento dos estabelecimentos agregaram valor à pontuação. Neste caso foram considerados o atendimento e a higiene das casas.
A organização do evento divulgou em festa na fábrica da Cerveja Duvália o resultado final da edição 2019.
Confira a lista dos (10+) em ordem alfabética:
Casa Chacon @casachacon
Rua do Chacon, 40 – Poço da Panela – Recife
Sanduba: Derretido por você – Pão empanado, recheado com creme de queijo do reino. Burger blend Angus finalizado com queijo do reino maçaricado. Acompanha maionese de alho e fritas onduladas.
CIA do Chopp @ciadochopp
Av. Conselheiro Aguiar, 2775 – Galeria Portus Calle – Boa Viagem – Recife
Sanduba: Burger Love – Burger blend Angus 180g assado na parrilla, servido no pão, sob leito de rúcula e coberto por cheddar e geleia de bacon com abacax., Acompanha Fritas McCAIN.
Farmer Burger @farmerburger
Rua Almirante Tamandaré, 105 – Lote 09 – PA – Centro – São Lourenço da Mata
Sanduba: Sertanejo de Luxo – Blend de bode 220g, queijo coalho crocante, cebola caramelizada. Servido no pão da casa. Acompanha fritas com cheddar e bacon.
Porky’s Original Burger @porksoriginalburger
Rua Severino Monteiro de Jesus, 304 – Loja 05 – Janga – Paulista
Sanduba: Flash Gordon – Pão brioche, maionese da casa, rúcula, cebola roxa, 2 smashs de 100g cada, geleia de frutas vermelhas sobre queijo Brie + fries Sure Crisp.
Quintal do Picuí @quintaldopicui
Rua Cônego Romeu, 142 – Setúbal – Recife
Sanduba: Burger do Quintal – Blend secreto de Angus 180g, queijo manteiga empanado, sobre base de canjiquinha e barbecue de goiabada da casa. Servido no brioche com aveia. Acompanha fritas palito.
Red Heads Brazilian Burger @redheadsburger
Rua Joaquim Marques de Jesus, 220 – Lj 02 – Piedade – Jaboatão dos Guararapes
Sanduba: La Nati – Pão Red Chapado, 160g de blend fraldinha, creme de queijo suiço Gruyere, bacon crocante, crisp de couve + combo de batata.
Speck Haus Burger @speckhausburger
Rua José Bonifácio, 647 – Mercado da Torre – Armazém Original – Torre – Recife
Sanduba: Speck Burger – Blend Angus 185g recheado com queijo Prima Donna azul, picles artesanal, mix de queijos maçaricados, queijo cheddar, cebola caramelizada. Servido no pão brioche. Acompanha maionese trufada e molho do chef. O combo é com cheese fries.
Stone House Steaks & Burgers @stonehousegrill
Rua Cônego Romeu, 238 – Setúbal – Recife
Sanduba: Arizona – Blend de carne de sol coberto com um exclusivo creme de queijo manteiga e cebola caramelizada ao mel de engenho. Acompanhado de Batata Stone – Batata canoa McCAIN – temperada com alecrim, crispy de bacon, pimenta calabresa e salsa.
Taverna BurgBeer @tavernaburgbeer
Rua Conselheiro Portela, 374 – Espinheiro – Recife
Sanduba: Balboa – Blend bovino 200g, molho pomodoro, blend de queijos muçarela, provolone e cream cheese empanado, relish de cebola roxa. Servido no pão brioche. Acompanha fritas palito.
Wayne`s Burger Star – Boa Viagem @waynesonline
Rua Dona Magina Pontual, 28 – Boa Viagem – Recife
Sanduba: Coringa – Blend bovino Wayne´s 160g, maionese de alho, bacon crispy, alface americana, queijo muçarela temperado com orégano e empanado em farinha super crocante. Servido no pão brioche. Acompanha fritas onduladas.
Foto: Eduardo Gazal


Saiba Mais:
As receitas elaboradas para a edição 2019 foram ousadas. Ingredientes inusitados se fundiram aos tradicionais. Pães variados apareceram para abrigar os hambúrgueres acompanhando a atual tendência deste segmento da gastronomia.
Conheça as fotos oficiais e de visitantes, confira as receitas de todos os sandubas e veja os comentários do público no Instagram através do perfil @recifeloveburger

Participaram da edição 2019 do festival:

American Burgers – Recife Antigo
Artezzano – Engenho do Meio
Babylon Station – Paço Alfândega
BNQ Brasa No Quintal – Encruzilhada
Broiler Burger – Parnamirim
Brooklyn Burger – Piedade
Burgrill Burger – Poço da Panela
Capitania Forneria e Mar – Olinda
Casa Chacon – Poço da Panela
Cia do Chopp – Boa Viagem
Della Burguer – Porto de Galinhas
Fahrenheit 150 – Setúbal
Farmer Burger – São Lourenço da Mata
Ibis Recife – Boa Viagem
Kwai Burger – Graças
Mr Hoppy – Boa Viagem
Mr Hoppy – Rui Barbosa
OX Burguer – Prazeres
Porky’s Original Burger – Janga
Quintal 122 – Olinda
Quintal do Picuí – Setúbal
Red Heads Brazilian Burger – Piedade
Speck Haus Burger – Mercado da Torre
Stone House – Setúbal
Tapa de Cuadril – RioMar Shopping
Taverna BurgBeer – Espinheiro
Wayne’s – Boa Viagem
Zak 33 – Casa Forte
ZAPP Burger – Várzea



Publicado originalmente em 27/11/2019
no site Compartilho Gastrô

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arraia Marinha – Como cortar, limpar e preparar sua carne

Filé de Peixe - Cavala Perna de Moça - Vídeo e Receita

Culinária do Ceará e Piauí - Receitas e Vídeo